Sobre este blog

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Atelier de alta moda francesa no coração do Rio

A designer francesa Karine Fouvry, trouxe parte do seu atelier de Paris para um edifício belíssimo, de arquitetura clássica francesa, na Praia do Flamengo, de frente para a Baía de Guanabara. Inspiração maior, só a natureza exuberante local e as formas da mulher brasileira, segundo a estilista, que prepara sua coleção Primavera2015/Verão2016 para ser produzida e lançada no Brasil. 

Sketches e tecidos da Primavera2015/Verão2016 no studio carioca

Nesse espaço, voltado para um dos mais notórios cartões postais do Rio de Janeiro, ela trabalha com a equipe que trouxe da França, exímia na modelagem e confecção de peças em tecidos nobres, como a seda 100% pura, a musseline e a organza, com estampas assinadas por ela.  A coleção "Nômade" - a segunda desenvolvida no Brasil - chegará a alguns endereços selecionados por volta de junho deste ano, inclusive a Brasília, onde estão adiantadas as negociações que darão exclusividade a uma loja multimarcas. Mas o executivo da marca, Murilo Nunes (ex-Cavalli), está trabalhando para a instalação da Maison própria da grife entre 2016-2017.

Karine Fouvry

Quando conversamos, Karine se disse apaixonada pelo Brasil, onde já havia fixado uma de suas residências. Aqui, especialmente no Rio, se identifica com o estilo de vida e com a força da natureza, que inspiram seu trabalho. "A luz do Brasil é diferente da que encontramos em Paris (onde nasceu e montou seu atelier) ou Nova York (onde também já morou). Aqui a luz chama cores vibrantes". Assim a coleção vai combinar cores intensas com design europeu e acabamento impecável - algumas peças são montadas com seda dobrada para garantir caimento perfeito. A cartela de cores inclui preto, écru, turquesa, pitanga e suas variações. As formas são amplas, fluídas, com cintura alta marcada e Karine incorpora elementos de outra paixão, os quimonos japoneses, que emprestam mangas largas e cintos em amarrações. A coleção inclui peças para o dia-a-dia e para a noite.

Nesses desenhos a influência do oriente se impõe 

"Digo que trabalho com elegância assinada", reflete a estilista. "Uma peça assinada será reconhecida em qualquer lugar do mundo. Crio para mulheres conceituais, formadoras de opinião, que são fonte de inspiração para outras. É para elas que desenho minha coleção".

Coleção Inverno 2015

No ano passado Karine Fouvry buscou inspiração no balé para desenhar uma coleção capsula, lançada em petit comitê. A produção das fotos interpretou o conceito da coleção "Nascimento" com bailarinas do Teatro Municipal, sob as lentes do fotógrafo Lúcio Luna.







Fotos: Lucio Luna e arquivo pessoal