Sobre este blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

Jornada Americana - fotografias de Vitor Schietti

O fotógrafo Vitor Schietti percorreu sete mil quilômetros de território norte-americano entre agosto de 2010 e fevereiro de 2011. Ele registrou cenas, pessoas e paisagens no meio-oeste, visitou cidades como Nova York, São Francisco e Los Angeles, atravessou parques, desertos e pequenas cidades, totalizando mais de onze mil fotografias. A viagem foi registrada no blog Calefação, que o Luxo Simples Assim também acompanhou aqui. Hoje, o resumo dessa aventura está na exposição Jornada Americana, na Galeria Objeto Encontrado, onde fica até 18 de junho e foi uma emoção ver, em grandes formatos, imagens que eu esperava diariamente que fossem postadas por ele na internet. Ao visitar a mostra, não esqueça de consultar o catálogo: todas as reproduções, impressas com técnica fine art, tem qualidade  museológica e estão à venda.

Imagem da série Old Fashion Post Cards
 
No velho estilo road trip, Schietti nos mostra a si mesmo em cada paisagem, em cada detalhe, pois o registro da paisagem tem o filtro do olhar de quem o toma. A riqueza natural, exuberante do país continental, se põe em contraste dramático com a ação do homem, depredatória. Com acervo tão numeroso, a opção do curador, o artista plástico Ralph Gehre, foi mostrar um registro da trajetória do fotógrafo em sua viagem. 


As impressões variam de tamanho entre 20 x 30 cm até 1,5 x 1 m

E uma série de vídeos exibe um pouco do processo do registro fotográfico. Um desses vídeos mostra a Jornada no Parque Nacional Yellowstone, que perpassa os estados de Wyoming, Montana e Idaho, e pode ser visto abaixo:


Jornada_Yellowstone from Vitor Schietti on Vimeo.


No texto de apresentação, Gehre destaca o domínio técnico de Schietti, que revela o interesse do fotógrafo pelo desenho e pela pintura. O curador comenta que esse domínio técnico "se evidencia na cor – definindo um tom específico para cada um de seus grandes assuntos – e no manejo entre a luz e a escuridão que a imagem deve conter. O enquadramento, o recorte justo das imperfeições naturais e as pequenas nesgas que também formam as imagens indicam uma perspectiva mais adiante, empurrando nosso olhar, convidando-nos a ver ainda além. Os planos são construídos por uma lógica pictórica e registram na fotografia marcas que mais parecem terem sido feitas por pincéis e áreas diluídas de aquarela. Atentos, damo-nos conta de que é apenas o vento, a chuva ou o foco dirigido, sem artifícios." 


Vitor relata que, mais do que um registro fotográfico, sua viagem significou um suceder de rompimentos de paradigmas

Gehre, que parece ter compreendido bem os impulsos e intenções do fotógrafo, comenta também o papel dos retratos, que enxerga como "espelhamento do corpo do artista, personagens emprestados como seu alter ego", que "surgem como frutos do ambiente, criaturas simbióticas, transeuntes submergidos, reflexivos em uma tomada filosófica a que Schietti também se impõe, analisando o destino em busca de uma urgente transcendência. Indicam a qualidade essencial dos espaços na definição do caráter humano e a controvérsia inerente à paisagem."


A conclusão do curador resume a reflexão a que instintivamente nos levamos diante da obra de Vitor Schietti:  "Aqui cada fotografia impõe uma questão, e essa justaposição de imagens, lado a lado, alinhava uma narrativa, não na forma de uma novela ou de uma ficção objetivas, mas numa sucessão que busca nexo em nossos pensamentos. Paisagem para entender aonde somos, personagem para entender a que estamos."



Jornada Americana - fotografias de Vitor Schietti

Galeria Objeto Encontrado
102 Norte, bloco B, loja 56 - Brasília
De 19 de maio a 18 de junho.
Segunda a sexta das 10 às 19h e sábados das 10 às 18h.
Entrada franca

Blog Calefação