Sobre este blog

terça-feira, 31 de maio de 2011

Artistas de reconhecimento internacional na mostra da Índia

MUDRA - Mostra Cultural da Índia é o maior evento do gênero já realizado no Brasil com artistas de dança e música indianas.  Com nomes de reconhecimento internacional, MUDRA propõe um diálogo cultural entre as duas culturas e entre a Índia milenar e a contemporânea. Além de Brasília, onde acontecerá no CCBB, de 31 de maio a 4 de junho, será realizado também no Rio e São Paulo. 

Dançarina Ananda Jayant
Mudra é uma palavra do sânscrito que significa expressão ou gestos comunicativos. Os gestos ou mudras são utilizados pela dança indiana. Os dançarinos usam os mudras como uma linguagem gestual para comunicar determinados estados de consciência, elementos da natureza e da vida humana, como animais, flores, sol, lua, entre tantos outros.  

O evento inclui espetáculos de música e dança, artes plásticas e gastronomia, mostrando o encontro entre a Índia milenar e a contemporânea. Na programação estão artistas de reconhecimento internacional e inéditos no Brasil, como o consagrado mestre do violino indiano L. Subramaniam e seu grupo musical, que vêm ao País pela primeira vez. O evento faz parte do programa de cooperação cultural firmado entre os governos da Índia e do Brasil e está sendo realizado pela Embaixada da Índia no Brasil. A coordenação é da Tantri Arte e Cultura, que trabalha pelo intercâmbio cultural entre ambos os países.

 L. Subramaniam

MUDRA é a oportunidade para assistir apresentação de nomes fora do alcance do dia-a-dia dos brasileiros, como Subramaniam, que é apontado como “o Paganini da música indiana”; Arunima Kumar, premiada dançarina, com grande reconhecimento internacional e Anuradha Pal, considerada a melhor percussionista da Índia.

Mas a mostra não vai se restringir às apresentações. Todos os artistas envolvidos na programação farão workshops em Brasília. Os de música acontecerão no Departamento de Música da UNB – Universidade de Brasília e os workshops de dança no Auditório do Museu Nacional de Brasília. 

Na programação paralela está previsto um Festival de Comida Indiana (com chef indiano convidado pelo Governo da Índia), de 29 de maio a 01 de julho, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.

As apresentações no CCBB são gratuitas, mas é preciso retirar os convites no local, antecipadamente. 
Informações:  www.mostramudra.com

Foto: divulgação